cuidados com a pele luz azulcuidados com a pele luz azul

Quais produtos de cuidados com a pele são mais adequados para ajudar com seus problemas de pele? Pegue nosso Teste de pele de 1 minuto

Fototerapia para Psoríase

por Andrés Jiménez | 13 de setembro de 2022
Fototerapia é um tratamento para psoríase que utiliza luz para tratar a pele. Pode ser usado para tratar casos leves ou para controlar casos mais graves. A psoríase é uma doença da pele que causa manchas vermelhas e inflamadas na pele, cobertas por escamas prateadas. Existem muitas diferenças tratamentos para esta condição de pele, mas a fototerapia pode ser uma das mais eficazes. Neste post discutiremos o que é fototerapia, o que é psoríase e como a fototerapia pode ser usada para tratar a psoríase.
cuidados com a pele luz azul

O que é psoríase?

É uma condição crônica que muitas vezes vem e vai em ciclos.
Existem muitos tipos diferentes, mas o tipo mais comum é a psoríase em placas. Geralmente aparece como manchas vermelhas e inflamadas na pele, cobertas por escamas prateadas.
Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comumente encontrada no couro cabeludo, joelhos, cotovelos e parte inferior das costas. Os sintomas podem ser leves por algumas semanas ou meses e depois piorar por alguns dias ou semanas.

Como funciona a fototerapia

Funciona retardando o crescimento das células da pele. As células da pele crescem rapidamente em pessoas com psoríase, o que leva ao acúmulo de manchas na pele.

Tipos de fototerapia

Existem dois tipos de fototerapia: ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). UVA é o tipo mais comum de terapia. UVB é menos comum, mas é mais eficaz no tratamento da psoríase.

Fototerapia ultravioleta a

Ultravioleta A (UVA) usa uma fonte de luz artificial para emitir raios ultravioleta A. A luz é colocada próxima à pele e o paciente fica exposto à luz por um determinado período de tempo.

Fototerapia ultravioleta b

UVB tem dois tipos:
  • UVB de banda larga (bb-uvb)
  • UVB de banda estreita (nb-uvb)
BB-UVB é o tipo mais comum de fototerapia UVB. Ele usa uma fonte de luz que emite uma faixa de comprimentos de onda ultravioleta B. NB-UVB é um tipo mais recente de terapia UVB. Ele usa uma fonte de luz que emite uma faixa mais estreita de comprimentos de onda ultravioleta B.
cuidados com a pele luz azul

Como a fototerapia é usada para tratar a psoríase

Pode ser usado para tratar casos leves ou para controlar casos mais graves. Muitas vezes é usado em combinação com outros tratamentos, como medicamentos tópicos ou sistêmicos.
Medicamentos tópicos são aplicados na pele e incluem corticosteróides, calcipotrieno e tazaroteno. Os medicamentos sistêmicos são tomados por via oral ou injetáveis ​​e incluem metotrexato, ciclosporina e acitretina.
A fototerapia geralmente é administrada duas a três vezes por semana durante algumas semanas ou meses. O período de tempo que você precisará do tratamento dependerá da gravidade da sua condição de pele e de quão bem você responde. A maioria das pessoas precisará usar fototerapia por pelo menos dois a três meses antes de observar uma melhora significativa nos sintomas.
Este tratamento pode ser feito em um hospital ou com aparelhos domésticos.

Quando usar a fototerapia

Deve ser usado quando a psoríase está ativa e os sintomas são graves. A fototerapia pode ser usada como tratamento independente ou em combinação com outros tratamentos, como esteróides tópicos ou medicamentos orais.

Segurança

Fototerapia é um tratamento seguro e eficaz para a psoríase. Pode ser usado para tratar casos leves ou para controlar casos mais graves. No entanto, existem alguns efeitos colaterais. O efeito colateral mais comum é a irritação da pele.
Outros efeitos colaterais potenciais incluem:
  1. Queimadura de sol
  2. Pele seca
  3. Coceira
  4. Vermelhidão
  5. Inchaço
  6. Bolhas
Pessoas com psoríase também correm um risco aumentado de desenvolver problemas oculares, como catarata e degeneração macular relacionada à idade. Portanto, é importante usar óculos escuros e óculos de proteção quando estiver exposto à luz ultravioleta.
melhores cuidados com a pele com luz azul
Se sentir algum destes efeitos secundários, deve interromper o tratamento e contactar o seu médico.
Você já usou fototerapia para psoríase? Deixe-nos saber nos comentários abaixo! Se você tiver alguma dúvida sobre fototerapia ou psoríase em geral, fique à vontade para perguntar também nos comentários abaixo! 

Pronto para transformar sua pele com Solawave? Obtenha sua rotina personalizada

Transforme sua pele com solawave

Artigos relacionados

terapia de luz vermelha e azul

5 coisas para saber sobre a psoríase

por Andrés Jiménez | 12 de agosto de 2022