Rosácea é uma condição que causa vermelhidão e, muitas vezes, pequenos inchaços vermelhos no rosto que às vezes podem ser confundidos com acne ou outras condições de pele. Embora para alguns possa ser sazonal, lutar contra a rosácea e a vermelhidão facial geral pode ser incrivelmente frustrante e, às vezes, uma luta ao longo da vida para aqueles que sofrem com isso. Embora não haja cura médica para a rosácea, houve muitos avanços no tratamento dos sintomas crônicos da rosácea, desde cremes tópicos para tratar a vermelhidão, antibióticos, medicamentos para acne e, mais recentemente, terapia de luz.
Estudos mostram que a terapia de luz pode ajudar drasticamente a reduzir a aparência de vermelhidão facial, rubor e telangiectasia (comumente conhecido como vasinhos) para quem sofre de rosácea. Há vários tipos de terapia de luz que mostraram resultados promissores na redução dos sintomas, incluindo terapia a laser (também chamada de terapia fotodinâmica), terapia LED de luz vermelha, terapia de luz vermelha e azul, e terapia de luz intensa pulsada (IPL). Quando a fototerapia é usada para tratar vasos sanguíneos visíveis, a maioria dos pacientes 50% a 75% de redução nos vasos sanguíneos visíveis após apenas 1 a 3 tratamentos.
Para que a fototerapia seja bem-sucedida, geralmente são necessários tratamentos repetidos para manter a melhora da aparência da pele. Os efeitos colaterais são geralmente mínimos mas são conhecidos por incluir vermelhidão temporária, perda da cor da pele e pequenos hematomas.
Mais pesquisas são necessárias para determinar por quanto tempo tratamentos de terapia de luz são eficazes para rosácea e vermelhidão, mas alguns pacientes relataram resultados positivos para 3 meses e até 2 anos quando usando terapia de luz como um remédio terapêutico. Como sempre, converse com seu dermatologista para criar o melhor plano de tratamento que funcione para você.