luz azul para acneluz azul para acne

Acne fúngica, explicada

de Andrés Jiménez | 11 de julho de 2022
Se você é como muitas pessoas, talvez nunca tenha ouvido falar de acne fúngica antes. É uma condição relativamente rara, mas pode ser bastante grave se não for tratada. Nesta postagem do blog, explicaremos o que é a acne fúngica, o que a causa e como ela pode ser tratada. Também daremos algumas dicas sobre como prevenir acne fúngica de se desenvolver em primeiro lugar.

Acne fúngica, o básico

Então, o que é acne fúngica? A acne fúngica é um tipo de infecção da pele causada por um fungo. O tipo mais comum de fungo que causa acne fúngica é chamado Malassezia. Esse tipo específico de fungo é encontrado na pele de muitas pessoas, mas só se torna problemático quando cresce demais. Quando isso acontece, o fungo pode causar vários problemas de pele diferentes, incluindo acne fúngica.
luz azul para acne

Como é a acne fúngica?

A acne fúngica se parece muito com a acne normal, mas existem algumas diferenças importantes. Em primeiro lugar, a acne fúngica costuma ser acompanhada de coceira e vermelhidão.
Além disso, a acne fúngica tende a aparecer em áreas onde há muito cabelo, como couro cabeludo, tórax e costas. Finalmente, a acne fúngica é frequentemente caracterizada por pequenas protuberâncias vermelhas cheias de pus. Se você tiver algum desses sintomas, é importante consultar um médico para que ele possa confirmar se você tem ou não acne fúngica.
melhor luz azul para acne

Causas da acne fúngica

Agora que sabemos o que é acne fúngica, vamos dar uma olhada em algumas das coisas que podem causar isso. Como mencionamos anteriormente, o crescimento excessivo de Malassezia é a principal causa da acne fúngica. No entanto, existem algumas outras coisas que podem contribuir para esse supercrescimento.

Sistema imunológico enfraquecido

Uma das causas mais comuns de acne fúngica é um sistema imunológico enfraquecido. Quando seu sistema imunológico não está funcionando adequadamente, ele não consegue controlar o fungo, o que permite que ele cresça fora de controle. Há uma série de coisas que podem enfraquecer seu sistema imunológico, incluindo estresse, falta de sono e certas condições médicas. Se você acha que seu sistema imunológico pode ser o culpado por sua acne fúngica, é importante consultar um médico para que ele possa fazer alguns exames.

Desequilíbrio hormonal

Outra causa comum de acne fúngica é um desequilíbrio hormonal. Quando seus hormônios estão desequilibrados, isso pode prejudicar o delicado ecossistema de sua pele, o que pode levar ao crescimento excessivo de fungos. Os desequilíbrios hormonais costumam ser os culpados pela acne na adolescência, mas também podem afetar os adultos. Se você acha que seus hormônios podem ser os culpados por sua acne fúngica, é importante consultar um médico para que ele possa fazer alguns exames.

Certos Medicamentos

Certos medicamentos também podem causar acne fúngica. Esses medicamentos incluem esteróides, antibióticos e pílulas anticoncepcionais. Se você estiver tomando algum desses medicamentos e desenvolver acne fúngica, é importante conversar com seu médico sobre opções alternativas.

Prevenção da acne fúngica

Agora que sabemos o que causa a acne fúngica, vamos veja algumas formas de prevenir.

Limpe sua pele regularmente

Uma das melhores maneiras de prevenir a acne fúngica é limpar a pele regularmente. Isso significa lavar o rosto (e outras áreas afetadas) com sabão neutro e água morna. Certifique-se de secar a pele depois. Você também deve evitar esfregar a pele com muita força, pois isso pode irritá-la e piorar a acne fúngica.
luz azul para acne

Evite tratamentos de acne sem receita

Muitos tratamentos de acne sem receita podem realmente piorar a acne fúngica. Isso ocorre porque esses tratamentos geralmente contêm produtos químicos agressivos que podem irritar a pele e causar o crescimento excessivo de fungos. Se você estiver usando um tratamento de acne sem receita e desenvolver acne fúngica, é importante parar de usar o tratamento e consultar um médico.

Tratar acne fúngica

Se você tem acne fúngica, é importante consultar um médico para que ele possa prescrever o tratamento adequado.

Medicamentos antifúngicos

O tratamento mais comum para acne fúngica é um medicamento antifúngico. Esses medicamentos podem ser tomados por via oral ou aplicados na pele. Os medicamentos antifúngicos orais mais comuns são terbinafina (Lamisil) e itraconazol (Sporanox).
O medicamento antifúngico tópico mais comum é o cetoconazol (Nizoral).
Esses medicamentos podem levar até oito semanas para fazer efeito, por isso é importante ser paciente. Enquanto isso, você pode ajudar a aliviar seus sintomas usando um limpador suave e evitando produtos químicos agressivos.
Esses medicamentos podem estar na forma de cremes, géis ou comprimidos. Certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções do seu médico ao usar esses medicamentos.

terapia de luz

Em alguns casos, a acne fúngica também pode ser tratada com terapia de luz. Este é um tipo de tratamento que utiliza dispositivos de luz ultravioleta em casa para matar o fungo crescido. A fototerapia é frequentemente usada em combinação com medicamentos antifúngicos.
terapia de luz para acne
Se você sofre de acne fúngica, é importante consultar um médico para que ele possa prescrever o tratamento adequado. Com o tratamento certo, você pode limpar sua pele e voltar a se sentir confiante e confortável em sua própria pele.

Transforme sua pele com solawave

Não sabe por onde começar? Faça nosso teste de pele.

Artigos relacionados

luz vermelha e terapia de luz azul

Como a terapia com luz azul previne surtos de acne

por Jazmine Roxas | 11 de agosto de 2023
terapia de luz para acne

Acne: um guia completo

de Andrés Jiménez | 14 de setembro de 2022
terapia de luz vermelha acne

Acne, Explicada

de Andrés Jiménez | 11 de setembro de 2022