luz azul para acneluz azul para acne

Quais produtos de cuidados com a pele são mais adequados para ajudar com seus problemas de pele? Pegue nosso Teste de pele de 1 minuto

Acne fúngica, explicada

por Andrés Jiménez | 11 de julho de 2022
Se você é como muitas pessoas, talvez nunca tenha ouvido falar de acne fúngica antes. É uma condição relativamente rara, mas pode ser bastante grave se não for tratada. Nesta postagem do blog, explicaremos o que é acne fúngica, suas causas e como pode ser tratada. Também daremos algumas dicas sobre como prevenir acne fúngica de se desenvolver em primeiro lugar.

Acne fúngica, o básico

Então, o que é acne fúngica? A acne fúngica é um tipo de infecção de pele causada por um fungo. O tipo mais comum de fungo que causa acne fúngica é chamado Malassezia. Este tipo específico de fungo é encontrado na pele de muitas pessoas, mas só se torna problemático quando cresce demais. Quando isso acontece, o fungo pode causar diversos problemas de pele, incluindo acne fúngica.
luz azul para acne

Qual é a aparência da acne fúngica?

A acne fúngica se parece muito com a acne normal, mas existem algumas diferenças importantes. Em primeiro lugar, a acne fúngica é frequentemente acompanhada de coceira e vermelhidão.
Além disso, a acne fúngica tende a aparecer em áreas onde há muito cabelo, como couro cabeludo, tórax e costas. Finalmente, a acne fúngica é frequentemente caracterizada por pequenas protuberâncias vermelhas cheias de pus. Se você tiver algum desses sintomas, é importante consultar um médico para que ele possa confirmar se você tem ou não acne fúngica.
melhor luz azul para acne

Causas da acne fúngica

Agora que sabemos o que é acne fúngica, vamos dar uma olhada em algumas das coisas que podem causá-la. Como mencionamos antes, o crescimento excessivo de Malassezia é a principal causa da acne fúngica. No entanto, existem algumas outras coisas que podem contribuir para esse crescimento excessivo.

Sistema imunológico enfraquecido

Uma das causas mais comuns de acne fúngica é o enfraquecimento do sistema imunológico. Quando o sistema imunológico não está funcionando adequadamente, ele não consegue controlar o fungo, o que permite que ele cresça descontroladamente. Há uma série de coisas que podem enfraquecer o sistema imunológico, incluindo estresse, falta de sono e certas condições médicas. Se você acha que seu sistema imunológico pode ser o culpado pela acne fúngica, é importante consultar um médico para que ele possa fazer alguns exames.

Desequilíbrio hormonal

Outra causa comum de acne fúngica é um desequilíbrio hormonal. Quando seus hormônios estão desequilibrados, isso pode prejudicar o delicado ecossistema da pele, o que pode levar ao crescimento excessivo de fungos. Os desequilíbrios hormonais costumam ser os culpados pela acne na adolescência, mas também podem afetar os adultos. Se você acha que seus hormônios podem ser os culpados pela acne fúngica, é importante consultar um médico para que ele possa fazer alguns exames.

Certos medicamentos

Certos medicamentos também podem causar acne fúngica. Esses medicamentos incluem esteróides, antibióticos e pílulas anticoncepcionais. Se você estiver tomando algum desses medicamentos e desenvolver acne fúngica, é importante conversar com seu médico sobre opções alternativas.

Prevenindo acne fúngica

Agora que sabemos o que causa a acne fúngica, vamos dê uma olhada em algumas maneiras de evitá-lo.

Limpe sua pele regularmente

Uma das melhores maneiras de prevenir a acne fúngica é limpar a pele regularmente. Isso significa lavar o rosto (e outras áreas afetadas) com sabão neutro e água morna. Certifique-se de secar a pele depois. Você também deve evitar esfregar a pele com muita força, pois isso pode irritá-la e piorar a acne fúngica.
luz azul para acne

Evite tratamentos de venda livre para acne

Muitos tratamentos de venda livre para acne podem piorar a acne fúngica. Isso ocorre porque esses tratamentos geralmente contêm produtos químicos agressivos que podem irritar a pele e causar o crescimento excessivo de fungos. Se você estiver usando um tratamento de venda livre para acne e desenvolver acne fúngica, é importante parar de usar o tratamento e consultar um médico.

Tratamento de acne fúngica

Se você tem acne fúngica, é importante consultar um médico para que ele prescreva o tratamento adequado.

Medicamentos antifúngicos

O tratamento mais comum para acne fúngica é um medicamento antifúngico. Esses medicamentos podem ser tomados por via oral ou aplicados na pele. Os medicamentos antifúngicos orais mais comuns são terbinafina (Lamisil) e itraconazol (Sporanox).
O medicamento antifúngico tópico mais comum é o cetoconazol (Nizoral).
Esses medicamentos podem levar até oito semanas para fazer efeito, por isso é importante ser paciente. Enquanto isso, você pode ajudar a aliviar os sintomas usando um limpador suave e evitando produtos químicos agressivos.
Esses medicamentos podem estar na forma de cremes, géis ou comprimidos. Certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções do seu médico ao usar esses medicamentos.

Terapia de luz

Em alguns casos, a acne fúngica também pode ser tratada com terapia de luz. Este é um tipo de tratamento que utiliza dispositivos domésticos de luz ultravioleta para matar o fungo crescido. A fototerapia é frequentemente usada em combinação com medicamentos antifúngicos.
fototerapia para acne
Se você sofre de acne fúngica, é importante consultar um médico para que ele prescreva o tratamento adequado. Com o tratamento certo, você pode limpar sua pele e voltar a se sentir confiante e confortável em sua própria pele.

Pronto para transformar sua pele com Solawave? Obtenha sua rotina personalizada

Transforme sua pele com solawave

Artigos relacionados

Solawave soro ativador de terapia cutânea

Dicas para escolher o soro ativador certo

por Andrés Jiménez | 01 de fevereiro de 2024
soros hidratantes

Maximizando benefícios: como usar soros ativadores

por Andrés Jiménez | 12 de janeiro de 2024
O ácido hialurônico pode causar acne

O ácido hialurônico pode desencadear acne?

por Elaine De Vega | 27 de dezembro de 2023